Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Published by Scroll Versions from this space and version 3.0.30



Ecossistema Promedico



O sistema Promedico conta com o apoio de outras aplicações para seu perfeito funcionamento. São sistemas auxiliares que em conjunto formam o 'Ecossistema Promedico'.é dividido em aplicativos com suas funções especificas com intuito de prover escalabilidade, segurança e confiabilidade para um perfeito funcionamento. São partes do sistema:


Banco de dados - SGDB

Podemos definir como banco de dados o local onde são armazenados todos os dados relacionados ao Hospital/Clínica do nosso cliente, ele reune do sistema. É ele quem reúne todas as informações de cadastros, atendimentos, prontuários e demais fontes pertinentes às operações da empresatodos os dados do sistema.

Dica
titleAcesso ao Banco de Dados
Na nossa estrutura o Banco de Dados é acessado somente pelo o PServer, uma de nossas principais aplicaçõeso servidor de aplicação.


PServer - Servidor de Aplicação

O PSever PServer é a aplicação que o servidor de aplicação. É o cérebro principal do sistema. É ele quem executa a maior parte das cargas de trabalho. É a aplicação que controla a comunicação entre todos os componentes do Ecossistema Promedico.

Todas os outros sistemas fazem requisições ao PServer e somente ele tem acesso ao Banco de Dados.

Isso traz segurança pois não é necessário abrir as portas de acesso ao banco de dados para fora do servidor, evitando assim ataques e possíveis acessos não autorizados ao É a única aplicação que se comunica e faz alterações no banco de dados.

PDicom - PACS

O PDicom é o servidor Dicom/Pacs e tem a função de oferecer mais eficiência e agilidade na realização de exames e laudos para o paciente.

A sigla PACS é originada do inglês Picture Archiving and Communication System, que, em português, equivale a Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens.

A Sua função primordial desse software é armazenar imagens e facilitar a comunicação entre os setores de um centro de diagnóstico por imagemé se comunicar com os aparelhos de imagem gerando worklist (lista de trabalho) para os mesmos, fazer storage (armazenamento) das imagens geradas por eles e armazenar as mesmas para posteriormente gerar query (busca) dessas imagens e retrieve (recuperação) das mesmas para os a equipe clinica ter acesso aos exames e suas imagens no auxilio do diagnóstico. Além de outras funções.

Esse tipo de sistema que auxilia no diagnóstico é obrigatório que tenha um registro na Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) e o Promedico já possui esse registro.

PHL7 - Interfaceamento

O PHL7 é o sistema de interfaceamento laboratorial automatizado, também conhecido como LIS (Sistema de Informação Laboratorial), o PHL7 se comunica com o PServer e com as máquinas para a realização de exames no departamento de laboratórioaparelhos de exames laboratoriais automatizados a fim de automatizar o processo de resultados de exames onde os aparelhos enviam os resultados para o PHL7 e o mesmo envia para o Pserver para posteriormente armazenar os resultados no banco de dados.

Essa automação além de trazer agilidade ao processo não sendo necessário um digitador para digitar os resultados também traz segurança pois o digitador pode incorrer em erros ao transcrever os resultados.

Ao usar um sistema LIS podemos substituir os processos manuais de registro dos pacientes, evitando erros e falhas em outras etapas na análise das amostras.

Promedico

O Promedico é a principal aplicação do nosso Ecossistemapara os usuários, através dele os usuários podem fazer a consulta de dados, inclusão e manipulação de informações do de cadastros e Prontuário do paciente e demais fontes pertinentes às operações do Hospital/Clínica. dados necessários.

O Promedico é instalado nas estações e toda comunicação é feita com o Pserver (servidor de aplicação) de forma criptografada, compactada e segura, não acessando diretamente o banco de dados.



Importante

Para os serviços que há comunicação externa com aparelhos visando automatizar os processos, como os aparelhos de imagem que enviam as mesmas para o servidor PACS (Pdicom) e os aparelhos de laboratório que enviam resultados de interfaceamento para o PHL7, faz-se necessário que exista um termo de responsabilidade referente à aferição e calibração periódica desses dispositivos, ou que haja um profissional de saúde que valide essas informações antes de sua aceitação pelo S-RESA comunicação com os demais componentes e sempre feita através do PServer, e o Promedico se comunica apenas com ele.