Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 3 Próxima »

Objetivo

Fornecer ao administrador do sistema ou usuário com permissões suficientes, a possibilidade de informar opções e regras relacionadas às guias de atendimento aos pacientes.


Definições

Quando falamos em convênios, há uma variedade de regras e opções definidas por cada convênio (ou plano de saúde) que devem ser seguidas ou levadas em consideração.

Nos convênios do "tipo: Tiss", que teoricamente são regulados pelas regras e diretrizes definidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde), em alguns casos, podem criar suas próprias regras e orientações as quais devem ser seguidas pelos prestadores e, consequentemente, pelos sistemas informatizados de gestão e faturamento.

"Promedico" oferece uma gama de opções para controlar o comportamento do sistema em relação às regras dos convênios.

Mesmo nos demais tipos de convênios, o hospital ou clínica pode se utilizar dessas opções para melhor gerenciar o comportamento do sistema durante a operação de baixa (pagamento) dos atendimentos feitos aos pacientes.

Obviamente, as opções abaixo só se aplicam aos convênios configurados com as "Formas de Pagamento: Guias"  ou  "Ambos", explicadas no tópico "Informando opções relativas às formas de pagamento e multiplicadores dos convênios".


Para controlar o comportamento do sistema em relação às "Guias", são disponibilizadas opções abaixo:


Informação

Para selecionar as opções relativas às Guias, é necessário que o administrador ou usuário tenha permissão de acesso à inclusão e/ou alteração de convênios.


Passo a Passo

Dica:

A definição das opções relativas às guias é realizada dentro da tela de cadastramento do convênio, portanto é necessário que o usuário esteja dentro desta tela.

A tela de cadastro é acessada durante a inclusão de um novo convênio, ou alteração do cadastro de um convênio já existente.


1. Após acessar a tela principal do cadastro de um convênio, acesse a aba "Ref. à Guia".

2. Em seguida na sessão "Opções de Guias" marque as opções desejadas conforme explicações abaixo:


. Pedir Nº da Guia:    

Quando marcada a caixa de seleção, essa opção faz com que seja obrigatório informar o nº da guia durante a baixa (pagamento) de um atendimento.   O sistema não permitirá concluir a operação sem esta informação.

De forma análoga, quando desmarcada, permite que a baixa seja feita sem informar o nº da guia.   Contudo, mesmo desmarcada, caso deseje informar o nº da guia, o usuário poderá fazê-lo normalmente (só não será obrigatório).


. Só números (Guia):    

Quando marcada, essa opção faz com que seja permitido digitar somente números ao informar o nº da guia.   Letras e outros caracteres não serão permitidos.

De forma análoga, quando desmarcada, permite a digitação de quaisquer caracteres (números, letras e outros caracteres).


. Pedir Senha:    

Assim como a opção "Pedir Nº da Guia", quando marcada, a opção "Pedir Senha" obriga o usuário a informar o nº da senha durante a baixa (pagamento) de um atendimento.   O sistema não permitirá concluir a operação sem esta informação.

De forma análoga, quando desmarcada, permite que a baixa seja feita sem informar o nº da senha.   Contudo, mesmo desmarcada, caso deseje informar o nº da senha, o usuário poderá fazê-lo normalmente (só não será obrigatório).


. Verificar Guias Repetidas:    

Quando marcada, essa opção faz com que o sistema verifique se o nº de guia digitado já existe em baixas anteriores deste mesmo convênio.  Caso localize o mesmo nº de guia, no mesmo convênio, o usuário será alertado que o a guia já existe e que não é possível informar o mesmo número novamente.

De forma análoga, quando desmarcada, permite a digitação de números de guias repetidos.


. Repetir Nº Guia na Senha:    

Essa opção está mais para uma conveniência do que para uma regra.

Quando marcada, essa opção faz com que, durante a operação de baixa, o sistema "copie" no campo "Nº da Senha" o mesmo nº de guia que acabou de ser digitado pelo usuário.

Isso pode ser útil nos casos em que o convênio adota o mesmo número para a "Guia" e "Senha", obrigando o usuário a repetir esse número nos dois campos durante a operação de baixa.  Com essa opção marcada, o sistema copia o número evitando que o usuário precise digitar duas vezes.

De forma análoga, quando desmarcada, indica ao sistema para não realizar essa cópia.


. Repetir Nº Guia na Guia da Operadora:    

Assim como a opção anterior, essa opção também está mais para uma conveniência.

Quando marcada, essa opção faz com que, durante a operação de baixa, o sistema "copie" no campo "Nº Guia da Operadora" o mesmo nº de guia que acabou de ser digitado pelo usuário.

Isso pode ser útil nos casos em que o convênio adota o mesmo número para a "Guia" e "Guia da Operadora", obrigando o usuário a repetir esse número nos dois campos durante a operação de baixa.  Com essa opção marcada, o sistema copia o número evitando que o usuário precise digitar duas vezes.

De forma análoga, quando desmarcada, indica ao sistema para não realizar essa cópia.


. Obrigar Preenchimento do Nº da Guia Operadora:    

Seguindo o mesmo raciocínio da opção "Pedir Nº da Guia", quando marcada esta caixa de seleção, faz com que seja obrigatório informar o "nº da Guia da Operadora" durante a baixa de um atendimento.   O sistema não permitirá concluir a operação sem esta informação.

De forma análoga, quando desmarcada, permite que a baixa seja feita sem informar o nº da Guia da Operadora.   Contudo, mesmo desmarcada, caso deseje, o usuário poderá digitar o número da Guia da Operadora normalmente (só não será obrigatório).


3. Na aba "Baixa", selecione a opção correspondente ao "Tipo de Saída" padrão (default) que o sistema deverá pré-carregar durante a operação de baixa (pagamento).

Esta opção é útil para evitar que o usuário precise ficar escolhendo a opção mais usual todas as vezes que estiver realizando uma baixa de guia no sistema.

Na maioria dos casos, há sempre um tipo de saída que é utilizado com bastante frequência, então, definindo este tipo aqui, o sistema sempre irá trazer o mesmo no momento em que o usuário estiver realizando a baixa.


4. Na sessão "Mínimo de Dígitos", deve ser configurado qual a quantidade mínima de dígitos para os campos "Nº da Guia" e "Nº da Senha" o usuário deverá informar durante a operação de Baixa das guias.

Isso é útil quando o convênio disponibiliza uma numeração controlada para suas guias de autorizações, contendo uma determinada quantidade de dígitos específica.

Informando essa quantidade mínima de dígitos ajuda a evitar que o usuário digite uma numeração menor do que a esperada pelo convênio, ocasionando um erro na cobrança dessa guia pelo depto. de faturamento do hospital ou clínica.


5. Na sessão "Gerar Número de Guia Automaticamente", é possível configurar se o sistema deverá gerar automaticamente os números de guias ao efetuar uma baixa.

Alguns convênios disponibilizam suas guias já devidamente numeradas, porém, outros não fornecem as guias pré-numeradas, sendo que a numeração deve ser gerada pelo próprio prestador.

Nestes casos, é interessante utilizar o recurso de numeração automática a fim de facilitar o sequenciamento correto desta numeração.

É possível ainda configurar se o sistema deverá - ou não - gerar a numeração automática separadamente por tipo de atendimento, que pode ser "Ambulatório", "Internação" ou "Pronto Atendimento".

Selecione "Sim" ou "Não" para cada tipo de atendimento (Ambulatório, Internação e/ou Pronto Atendimento) e informe a numeração inicial a partir da qual as guias deverão ser numeradas.


6. Na sessão "Indicação Clínica na Baixa", deve-se indicar ao sistema se deverá solicitar que o usuário preencha o campo "Indicação Clínica" durante a operação de baixa da guia.

Alguns convênios podem exigir que esse dado seja informado na guia gerada pelo sistema, então, ao marcar a opção "Sim" neste campo, o sistema irá solicitar ao usuário que preencha o campo correspondente durante a baixa da guia.

7. Além da aba "Ref. à Guia", há outras configurações referentes às guias que merecem atenção.

Uma delas é a aba "Configurações Adicionais".

Para acessá-la, clique algumas vezes na setinha à direita, para avançar pelas abas até que a aba "Configurações Adicionais" fique visível.

Clique nela para mostrar seu conteúdo.


Na caixa de seleção "Ajustar Data dos Procedimentos conforme Data da Guia no Ambulatório" pode-se configurar se deseja que o sistema altere a data de lançamento dos procedimentos de acordo com a data da guia informada durante a operação de baixa.

Marcando essa caixa de seleção, caso a data da guia seja POSTERIOR à data dos lançamentos, significa dizer que a guia foi autorizada APÓS a data de atendimento do paciente.

Alguns convênios não aceitam este tipo de situação e, portanto, é necessário que a data de lançamento desses atendimentos sejam ajustadas para ficarem na mesma data da guia.


Por outro lado, caso a data da guia seja ANTERIOR à data dos lançamentos, não é necessário ajustes nas datas e, portanto, o sistema não fará nada.

Esse mesmo comportamento é adotado quando a caixa de seleção é desmarcada.

8.


9.



. Clique no botão "Gravar" para concluir a operação.

Dica

Caso tenha dúvidas relacionadas ao cadastro de convênios, entre em contato com o serviço de Suporte ao Usuário, através dos nossos canais de atendimento.


Dica

Veja a seguir outras informações sobre o cadastro de convênios.


. Pesquisar o cadastro de um convênio.

. Incluir um novo convênio.

. Alterar o cadastro de um convênio.

. Preenchendo dados cadastrais do convênio.

. Inserindo / alterando a logomarca do convênio no cadastro.

. Preenchendo dados complementares do convênio.

. Preenchendo dados relativos ao contrato de prestação de serviço entre o hospital/clínica e o convênio.

. Informando o tipo de convênio.

. Informando opções relativas à guias.  (nota para Charlles: lembrar da aba Configurações adicionais)

. Informando opções relativas às formas de pagamento e multiplicadores dos convênios.

. Preenchendo os percentuais referentes ao grau de participação dos médicos durante os atos cirúrgicos.

. Preenchendo os percentuais referentes à remuneração dos honorários durante os atos cirúrgicos de mesma via e/ou vias diferentes.

. Preenchendo os percentuais referentes à remuneração das diárias/taxas durante os atos cirúrgicos de mesma via e/ou vias diferentes.

. Configurando as regras de horários especiais dos convênios.

. Informando percentuais de acréscimo para horários especiais.

. Informando opções relativas às Consultas Médicas.

. Informando as tabelas de valores dos honorários.

. Informando a tabela de valores das diárias e taxas.

, Informando opções relativas aos Mat/Med.

. Informando as tabelas de valores dos Medicamentos, Materiais, Materiais Descartáveis, Órteses e Próteses, Dietas/Nutrição, Soluções.

. Informando valor de filme, CH's e outros.

. Informando opções relativas às internações hospitalares.

. Informando opções relativas à matrícula do paciente (carteirinha do plano).

. Informando opções relativas às autorizações via "webservice".

. Informando opções relativas às impressões das guias Tiss pelo sistema.

. Informando opções relativas à geração do arquivo XML para cobrança de faturamento.



  • Sem rótulos