Objetivo
Fornecer ao administrador e/ou usuário com permissões suficientes, a possibilidade de configurar opções diversas relativas ao "Módulo de Internação" do sistema.
Definições
Ao cadastrar uma internação no sistema, vários dados são necessários, dentre eles, estão:
. Natureza da Internação (Eletiva, Urgência)
. Plano (Categoria de Atendimento que muda de acordo com tipo de acomodação a que o paciente tem direito de acordo com seu plano de saúde)
. Categoria do segurado junto ao plano (Titular ou Dependente)
. Sexo do paciente (Masculino ou Feminino)
. Estado Civil do paciente (Solteiro, Casado, Viúvo, Separado, Desquitado, Divorciado, Amasiado, etc)
As duas últimas informações também são solicitadas no momento do cadastramento do paciente no sistema e, quando preenchidas na ficha cadastral do paciente, são automaticamente preenchidas no momento em que o paciente é selecionado pelo usuário na tela da internação.
Sabemos que cada convênio pode adotar regras específicas para atendimento de seus segurados, para lançamentos de procedimentos de atendimento, para as cobranças de faturamento pelos prestadores e até para termos e expressões presentes nas impressões de guias.
Por exemplo:
Há convênios que exigem que a "Natureza da Internação" seja expressa nas guias através de códigos numéricos que representam cada tipo:
1 - para representar uma internação de natureza Eletiva
2 - para representar uma internação de natureza Urgência
Já outros, exigem que seja expressa através de letras:
E - para representar uma internação de natureza Eletiva
U - para representar uma internação de natureza Urgência
Um outro exemplo que podemos citar é o convênio Ipasgo, cuja impressão do cabeçalho da "Conta Nosocomial" deve trazer o estado civil do paciente expresso com um código numérico associado a cada estado, ao invés de apenas o conteúdo textual do mesmo, conforme abaixo:
1-Solteiro - para expressar o estado civil de um(a) paciente solteiro(a) (ao invés de apenas a palavra "Solteiro")
2-Casado - para expressar o estado civil "casado(a)"
3-Viúvo - para o estado civil "viúvo(a)
4-Separado - para "separado(a)"
5-Desquitado - para "desquitado(a)"
6-Divorciado - para "divorciado(a)
7-Amasiado - para "amasiado(a)"
Ainda se tratando do convênio Ipasgo, o sexo do paciente também deve ser expresso precedido de um código numérico, conforme abaixo:
1-MASCULINO - para expressar o sexo "masculino"
2-FEMININO - para expressar o sexo "feminino"
Sendo assim, o sistema possui um recurso para que estas nuances entre os diversos convênios possam ser configuradas individualmente, de forma a proporcionar a flexibilidade necessária para uma completa adequação do sistema às regras de cada convênio.
Veja na sessão "Passo a Passo" abaixo como configurar corretamente essas regras.
Informação
Para informar estes dados, é necessário que o administrador ou usuário tenha permissão de acesso à inclusão e/ou alteração de convênios.
Passo a Passo
Dica:
As configurações destas opções são realizadas dentro da tela de cadastro do convênio, portanto é necessário que o usuário esteja dentro desta tela.
A tela de cadastro é acessada durante a inclusão de um novo convênio, ou alteração do cadastro de um convênio já existente.
1. Após acessar a tela principal do cadastro de um convênio, acesse a aba inferior "Internação".
2. Nesta aba são encontradas as seguintes configurações:
A) Sexo
Neste quadro, deve-se digitar textualmente a maneira como o convênio exige que o sexo do paciente seja expresso nas impressões de Contas Nosocomiais.
Habitualmente, o Ipasgo solicita que seja expresso da seguinte forma:
1-MASCULINO
2-FEMININO
B) Estado Civil
Neste quadro, deve-se digitar textualmente a maneira como o convênio exige que o estado civil do paciente seja expresso nas impressões de Contas Nosocomiais.
Habitualmente, o Ipasgo solicita que seja expresso da seguinte forma:
1-SOLTEIRO
2-CASADO
3-VIUVO
4-SEPARADO
5-DESQUITADO
6-DIVORCIADO
7-AMASIADO
Dica
Para convênios do tipo "Tiss", pode-se opcionalmente deixar estes dois primeiros quadros em branco, pois não são necessários.
C) Natureza da Internação
Neste quadro, deve-se digitar textualmente a maneira como o convênio exige que a natureza da internação seja expressa nas impressões de guias e também durante o cadastro de uma internação.
Há convênios que exigem que seja representada por códigos numéricos, conforme abaixo:
1-ELETIVA
2-URGENCIA
Já outros, exigem a representação através de letras:
E-ELETIVA
U-URGENCIA
D) Plano (Cat. Atend)
Neste quadro, deve-se digitar textualmente a maneira como o convênio exige que o plano de acomodação do paciente seja expresso nas impressões de guias e também durante o cadastro de uma internação.
Esta configuração está diretamente relacionada ao fator de multiplicação dos honorários cirúrgicos conforme a acomodação do paciente. Para os pacientes que possuem plano "Enfermaria", o honorário é remunerado à razão de 1, ou seja, o valor do honorário não sofre alteração. Já para os pacientes que possuem plano "Apartamento", o honorário é remunerado à razão de 2, ou seja, o valor do honorário é remunerado em dobro pelo convênio ao prestador/equipe médica.
Importante salientar que este campo é apenas um representativo literal, ou seja, é apenas para se configurar textualmente de acordo com a exigência de cada convênio. O fator de multiplicação efetivamente aplicado aos honorários é configurado no cadastro de "Locais de Internação / Leitos" (veja mais detalhes aqui).
Há convênios que exigem que o plano (categoria de atendimento) seja representado por códigos numéricos, conforme abaixo:
1-NORMAL
2-INTEGRAL
Já outros, exigem a representação através de letras:
E-ENFERMARIA
A-APARTAMENTO
Estes são apenas exemplos ilustrativos. Podem existir diferenças dependendo das regiões do país e dos convênios.
E) Categoria
Neste quadro, deve-se digitar textualmente a maneira como o convênio exige que a categoria do paciente seja expressa nas impressões de guias e também durante o cadastro de uma internação.
A categoria representa o tipo de vínculo que o segurado possui com o convênio, conforme abaixo:
1-TITULAR
2-DEPENDENTE
F) Considerar valor do insumo nos exames (apenas internação)
Alguns convênios adotam a metodologia de remunerar alguns exames acrescidos de um valor adicional, mais comumente conhecido como "valor do(s) insumo(s)", concedido para compensar os gastos do prestador com a realização do exame, como mat/meds e/ou taxas por exemplo. Podemos o convênio Ipasgo (plano de saúde destinado aos servidores públicos do Estado de Goiás).
Porém, há algumas regras específicas como por exemplo, o fato desses "insumos" serem concedidos apenas para atendimentos ambulatoriais, sendo então vedada sua cobrança quando o procedimento diagnóstico é realizado em pacientes internados.
Para os lançamentos realizados na tela de ambulatório (tela de pacientes), o sistema já acrescenta automaticamente o valor do insumo.
Para que isso não ocorra ao lançar um procedimento diagnóstico em pacientes internados, pode-se recorrer à configuração existente dentro da tela de cadastro do convênio, chamada "Considerar valor do insumo nos exames (apenas internação)", selecionando a opção "Não" e salvando esta alteração.
Isto fará com que o sistema não acrescente automaticamente o valor do insumo durante o lançamento de exames em pacientes internados.
Esta dinâmica acontece de forma bastante clara para o usuário, que poderá visualizar o comportamento do sistema durante o lançamento do exame na internação, através de um campo na tela, chamado "Lançar Insumo".
Caso esteja configurada como "NÃO" (opção padrão), o sistema trará o campo "Lançar Insumo" automaticamente preenchido com a opção "Não", fazendo com que o valor correspondente não seja acrescentado.
De modo análogo, caso a configuração "Considerar valor do insumo nos exames (apenas internação)" esteja selecionada com a opção "Sim", o sistema irá acrescentar automaticamente o valor do insumo durante o lançamento de um exame, mesmo sendo para um paciente internado. Perceba que o sistema permite trabalhar das duas formas conforme a necessidade. Tudo depende de como esteja configurado.
Veja abaixo uma imagem ilustrativa do lançamento de um exame para paciente internado, cuja configuração foi informada no cadastro do convênio como "Sim".
Perceba que o sistema trouxe o campo "Lançar Insumo" já preenchido com a opção "Sim", fazendo que como o valor do Insumo fosse automaticamente acrescentado.
G) Hora máxima que o convênio permite na Prescrição
Os convênios adotam por regra limitar o horário máximo de validade de uma prescrição médica para pacientes internados. Isso significa que qualquer prescrição médica feita para um paciente internado terá validade máxima até este horário mencionado, entretanto, este horário pode variar de um convênio para outro.
Para ilustrar a situação, suponhamos que um determinado convênio limite em até as 05:00hs da manhã como sendo horário máximo de validade de uma prescrição.
Neste caso, quando um médico fizer uma prescrição para este paciente, cada prescrição terá validade máxima até este horário, mesmo que a prescrição tenha sido feita, por exemplo, à 01:00h da manhã, a mesma só será válida até as 05:00hs da manhã do mesmo dia. Caso a prescrição seja feita, por exemplo, às 16:00hs, a mesma terá validade até as 05:00hs da manhã do dia seguinte.
Para configurar este horário limite, deve-se digitar neste quadro qual é o horário máximo de validade da prescrição para o convênio em questão.
Veja as imagens abaixo para melhor ilustração.
Dica
Caso tenha dúvidas relacionadas ao cadastro de convênios, entre em contato com o serviço de Suporte ao Usuário, através dos nossos canais de atendimento.
Dica
Veja a seguir outras informações sobre o cadastro de convênios.
. Pesquisar o cadastro de um convênio.
. Alterar o cadastro de um convênio.
. Preenchendo dados cadastrais do convênio.
. Inserindo / alterando a logomarca do convênio no cadastro.
. Preenchendo dados complementares do convênio.
. Informando o tipo de convênio.
. Informando opções relativas à guias.
. Informando opções relativas às formas de pagamento e multiplicadores dos convênios.
. Configurando percentuais de acréscimo e faixas de horários especiais dos convênios.
. Informando opções relativas às Consultas Médicas.
. Informando as tabelas de valores dos honorários.
. Informando a tabela de valores das diárias e taxas.
. Informando as tabelas de valores e outras opções relativas aos Mat/Med.
. Informando valor de filme, CH's e outros.
. Informando opções relativas às internações hospitalares.
. Informando opções relativas à matrícula do paciente (carteirinha do plano).
. Informando opções relativas ao padrão "Tiss" e às autorizações via "webservice".
. Informando opções relativas à geração do arquivo XML para cobrança de faturamento.