Objetivo
Fornecer ao administrador do sistema ou usuário com permissões suficientes, a possibilidade de configurar opções relativas ao padrão "Tiss" e solicitações de autorizações via "webservice".
Definições
O Sistema oferece várias opções de configuração relacionadas ao seu comportamento em si tratando de solicitações de autorizações via "webservice", bem como da impressão de guias e geração de arquivos XML de faturamento.
Na sessão "Passo a Passo" abaixo, iremos abordar algumas destas opções, explicando o que significam, para que servem e como configurá-las adequadamente.
Informação
Para configurar estas opções, é necessário que o administrador ou usuário tenha permissão de acesso à inclusão e/ou alteração de convênios.
Passo a Passo
Dica:
As configurações das opções relativas ao padrão "Tiss", "Webservice" e geração de arquivos "XML" são realizadas dentro da tela de cadastro do convênio, portanto é necessário que o usuário esteja dentro desta tela.
A tela de cadastro é acessada durante a inclusão de um novo convênio, ou alteração do cadastro de um convênio já existente.
1. Após acessar a tela principal do cadastro de um convênio, acesse a aba inferior "Tiss/WS".
Nesta sub-aba são encontradas as seguintes configurações:
A) Regra Conversão: Esta opção controla qual deverá ser o comportamento do sistema durante a geração do arquivo XML para cobrança de faturamento de mat/med.
Alguns convênios adotam regras específicas para codificação dos itens quando utilizam Brasíndice e/ou Simpro.
Por exemplo, quando o código oficial do item começar com 5 ou mais zeros, o código da tabela de domínio para este item deverá ser "00" (zero, zero) e, adicionado a isso, o código oficial do item deverá ter os dois primeiros dígitos substituídos por "05" caso seja um item referenciado na tabela Brasíndice, ou "12" caso seja um item referenciado na tabela Simpro.
Entretanto, caso o código oficial do item já estiver na nova codificação "TUSS" (iniciando com "70" para materiais ou "90" para medicamentos), o código da tabela de domínio deverá ser 19 para materiais ou 20 para medicamentos, sem alteração nos códigos oficiais do itens tanto para Brasíndice, quanto para Simpro.
Esta situação é contemplada no Sistema pela 2ª opção de Regra de Conversão, denominada "Código da Tabela e Código Oficial do Mat/Med (Geap)".
A menção ao convênio "Geap" é somente ilustrativa e se deve ao fato de que um dos primeiros convênios a adotarem esta regra foi a Geap.
A 3ª opção de regra de conversão, denominada "Apenas Código da Tabela (Saúde Caixa)" faz com que o sistema, diante das mesmas situações mencionadas acima, substitua somente o código da tabela de domínio (permanecendo o código oficial do item sem alterações).
A menção ao convênio "Saúde Caixa" é somente ilustrativa e se deve ao fato de que um dos primeiros convênios a adotarem esta regra foi a Saúde Caixa.
Por outro lado, caso o convênio não adote nenhuma destas regras citadas acima, deve-se selecionar a 1ª opção "Sem Regra" para que o Sistema não faça nenhuma substituição nos códigos oficiais e de tabela de domínio dos mat/meds.
B) Redução / Acréscimo: Esta configuração está em desuso e será retirada do sistema.
Anteriormente, servia para informar ao sistema como deveria ser expresso a tag de mesmo nome dentro do XML de faturamento. Não é mais utilizada dessa forma.
C)
Alguns convênio exigem que seja impressa a guia SADT para atendimentos bastante simples, em que não há a cobrança de exames e/ou procedimentos médicos especializados, como por exemplo, aplicação de medicação em pronto atendimento sem realização de consulta/exames.
Para estes casos, basta marcar esta caixa de seleção para que o Sistema gere a guia SADT juntamente com a guia de Outras Despesas.
Caso o convênio não tenha essa exigência, deixe a caixa de seleção desmarcada.
D)
Esta configuração é específica para solicitações de autorizações via "webservice" para procedimentos que possuam o mesmo código oficial, mas são solicitados em quantidades superiores a 01 (um procedimento).
Podemos citar como exemplo um exame de radiografia de ambos os lados, como punho esquerdo e punho direito, os quais possuem o mesmo código oficial Tiss (40803112).
Nestes casos a solicitação é para a realização de dois exames, porém, como possuem o mesmo código, devem ser solicitados de uma única vez, de forma que o código apareça na solicitação apenas uma vez, porém, com quantidade igual a 02 (dois procedimentos).
Para estes casos, marque a caixa de seleção para que o Sistema realize a solicitação corretamente.
Caso esta caixa de seleção esteja desmarcada, o Sistema irá solicitar o dois exames separadamente, como se fossem dois exames diferentes.
E) Habilitado Webservice: Esta opção permite especificar qual é a versão oficial do padrão Tiss que o convênio utiliza para solicitações via webservice.
Ao utilizar o recurso de autorizações via webservice através do sistema, basta informar aqui qual é a versão do Tiss que o convênio esteja utilizando.
F) Habilitado Webservice Fatura de Convênio: Esta opção permite especificar se o Número Sequencial de Lote deverá ser fornecido manualmente pelo usuário, ou gerado automaticamente pelo Sistema utilizando comunicação webservice com o convênio.
Para melhor ilustração do funcionamento desta opção, veja as imagens abaixo.
G) Fazer a chamada do webservice: Esta opção funcionava em conjunto com a opção "Habilitado Webservice" (explicada acima) e permitia configurar se o Sistema deveria realizar a chamada ao webservice de forma automática, ou manual pelo usuário.
Esta configuração está em desuso e será retirada do sistema, atualmente, o Sistema sempre se comportará como se esta opção estivesse configurada como "Manualmente".
H) Quantidade máxima de procedimentos por guia: Esta opção está relacionada à impressão das Guias SADT e/ou Resumo de Internação e controla quantas linhas de procedimentos deverão ser listadas na guia.
Alguns convênios limitam a quantidade de linhas que podem ser geradas nas guias SADT e/ou Resumo de Internação.
Para atender a esta exigência, basta preencher este campo com a quantidade de linhas permitida pelo convênio.
I) Matrícula do Solicitante: Também relacionada à impressão de guias SADT (mais espificamente ao campo 13 - Código na Operadora), esta opção controla se o Sistema deverá gerar a guia com a identificação do médico solicitante feita através de sua respectiva matrícula ou de seu respectivo CRM.
Dica
Caso tenha dúvidas relacionadas ao cadastro de convênios, entre em contato com o serviço de Suporte ao Usuário, através dos nossos canais de atendimento.
Dica
Veja a seguir outras informações sobre o cadastro de convênios.
. Pesquisar o cadastro de um convênio.
. Alterar o cadastro de um convênio.
. Preenchendo dados cadastrais do convênio.
. Inserindo / alterando a logomarca do convênio no cadastro.
. Preenchendo dados complementares do convênio.
. Informando o tipo de convênio.
. Informando opções relativas à guias.
. Informando opções relativas às formas de pagamento e multiplicadores dos convênios.
. Configurando percentuais de acréscimo e faixas de horários especiais dos convênios.
. Informando opções relativas às Consultas Médicas.
. Informando as tabelas de valores dos honorários.
. Informando a tabela de valores das diárias e taxas.
. Informando as tabelas de valores e outras opções relativas aos Mat/Med.
. Informando valor de filme, CH's e outros.
. Informando opções relativas às internações hospitalares.
. Informando opções relativas à matrícula do paciente (carteirinha do plano).
. Informando opções relativas ao padrão "Tiss" e às autorizações via "webservice".
. Informando opções relativas à geração do arquivo XML para cobrança de faturamento.